Todos nós já passámos por isso: na primeira vez que tentamos emagrecer, a tarefa foi rápida e fácil, mas com o passar do tempo, algo que antes era simples, tornou-se cada vez mais difícil! 🙄
O que influencia esta situação? 👉 IDADE: Normalmente, a primeira experiência com emagrecimento vem antes dos 20 anos e, nesta fase, uma única semana a seguir “direitinho” coloca-te de volta no jeans que tu querias no fim de semana seguinte! 👉 METABOLISMO: com o passar dos anos (envelhecimento) e a perda gradual de massa magra, além da alimentação incorreta, ele tende a não responder mais da mesma forma (ficando consideravelmente mais lento) 👉 GÉNERO: a mulher em menopausa tem um “ambiente” hormonal menos propício à perda de gordura.
Estes e outros motivos definitivamente dificultam o processo de emagrecimento, mas quase nada atrapalha MAIS do que o fato de já teres perdido e então RECUPERADO muito peso (levando em conta, claro, gordura) num curto espaço de tempo! (O tal do “efeito sanfona”) Entende: o emagrecimento é um processo importante e muitas vezes agressivo ao organismo, ele nota e reage a isso! É como se na primeira vez tu o apanhasses “desprevenido”, nas na quinta vez, ele está bem alerta! 👀
Por isso, tentar emagrecer pela oitava vez, pode ser sim muito mais difícil, sem que isso seja “culpa” da dieta escolhida!
Então como fazer nesse caso?
👉 TER CONSISTÊNCIA! É preciso escolher para a base do processo um método que tu sejas capaz de cumprir a longo prazo! Assim, o risco de recuperar todo o peso de volta é menor.
👉 CALMA! Respeita o tempo do corpo! Emagrecimento rápido não costuma ser duradouro. Mais vale diminuir um 1kg a cada 3 meses e isso ser contínuo, do que perder 10kg num mês, mas não ser capaz de manter o resultado por um ano!
👉 ESCOLHE UMA DIETA SIMPLES! A ideia é que seja prazerosa e possível de seguir em qualquer lugar ou ocasião!
👉 TER DISCIPLINA! Abdicar de prazeres momentâneos para obter um prazer duradouro e tardio. Fazer o que tem de ser feito.
E o mais importante: 👉TEM PACIÊNCIA! Tu não engordaste de um dia para o outro, então cancela a pressa e não te percas no caminho!
Deixe um comentário