Tu podes pesar 3kg A MAIS e ter emagrecido (caso estes quilos sejam de músculos), ou podes pesar 5kg a MENOS e ter engordado (caso tenhas perdido massa magra)! O que quero dizer com isto é: a balança mostra apenas PESO, e peso não define COMPOSIÇÃO CORPORAL!

Não sei porque é que surgiu a ideia de que nós descobrimos se emagrecemos, quando nos pesamos e vemos menos quilogramas.

Mas por definição:

• Emagrecer = DIMINUIR a quantidade de MASSA GORDA

• Engordar = AUMENTAR massa gorda

É possível sim, diminuir a quantidade de massa gorda e isso refletir na balança mas pode não acontecer!

Entende: uma variação de até 2kg ao dia (para mais ou para menos) pode acontecer sem que isso represente “engordar” ou “emagrecer”.

Quando vês na balança que aumentaste de peso pode ser devido a acúmulo de glicogénio muscular, retenção de líquidos, “intestino preso”, consumo exagerado de sal… E se for variação normal do dia? Período menstrual? Nada disso é tido em conta?

A BALANÇA NÃO MEDE O TEU PROGRESSO.

Qualquer método de avaliação da composição corporal tem limitações! Pra citar os principais: A bioimpedância (aparelho que indica a % de massa gorda) é completamente influenciável pela hidratação do avaliado (ou seja, se estás melhor hidratado na primeira vez que fazes em relação à segunda, isso influenciará o resultado sem que na verdade ele tenha se alterado o quanto mostra), pela rigidez do protocolo de preparação (estar em jejum, não ter feito exercícios nas últimas 24h, não ter tomado café ou bebida diurética, etc) e pelo próprio tipo e marca de aparelho. Por outro lado, a medida feita a partir de dobras cutâneas é influenciável pela técnica do avaliador, tipo de protocolo escolhido para o cálculo e o formato de corpo do avaliado…

“Mas então qual o método indicado?” ,“Como sei se emagreci?” .

Recomendo estas cinco formas simples e acessíveis:

– CINTURA (medição de cintura, se diminuiu uns cm é porque perdeste gordura abdominal)

– ESPELHO (se tu te vês com menos gordura, está a acontecer)

-ROUPAS (não crescem, então se estiverem largas, estás a emagrecer)

– COMENTÁRIOS (quando te disserem “uau, estás mais magra!”, há algo diferente)

– FOTOS comparativas (tiradas com um espaço de 30 dias, sempre no mesmo lugar, com as mesmas posturas, a mesma luz e hora do dia e posição da câmera igual.)

Se um destes parâmetros melhorar, NÃO IMPORTA o que diz a balança! Continua, porque está a funcionar.