É frequente encontrar pessoas que treinam no ginásio mas não têm cuidados na alimentação, “eu treino para não precisar de fazer dieta”. Se a manutenção do peso é o teu foco, não há problema, todavia, se tu pretendes emagrecer apenas com o exercício físico perceberás que não é o suficiente para colher os resultados esperados (o que leva muitas pessoas a desistir).

A dieta é a ferramenta mais importante no emagrecimento pois a nossa capacidade de ingerir calorias é infinitamente maior do que a nossa capacidade de consumir calorias através do exercício. Um exemplo prático para facilitar a compreensão: uma sessão de spinning de cerca de 45 minutos queima em torno de 500 calorias. Por outro lado, se comeres apenas o hambúrguer Big Mac já ingeres 503. Imagina então se adicionarmos aí batatas fritas, um refrigerante médio e uma tarte de maçã. 😬

Então, a principal base para o emagrecimento é a alimentação, é possível emagrecer apenas com mudanças de hábitos alimentares sem exercício físico. Contudo, ao combinares com exercício físico, obterás resultados mais expressivos devido à manutenção da massa muscular ao longo do processo de emagrecimento.

Quando perdemos peso, perdemos maioritariamente massa gorda, porém perdemos também aproximadamente massa muscular. Tal perda de massa muscular pode ser minimizada quando praticamos exercício físico regularmente. A perda de massa muscular é muito maléfica, a longo prazo, uma vez que o tecido muscular ajuda a manter a nossa Taxa Metabólica Basal – TMB mais elevada. O famoso metabolismo basal, que controla as calorias gastas quando estamos em repouso, apenas nos processos básicos de manutenção da vida, fica cada vez mais alto consoante maior é a nossa quantidade de massa muscular.

Portanto, dieta e exercício físico são indissociáveis. Na prática, há que se combinar os dois em doses adequadas e de forma constante. Podes começar por mudar uma refeição diária, e em seguida, fazer uma vez por semana exercício físico e assim gradativamente, sem pressa. Os resultados também deverão surgir aos poucos, contudo, o objetivo é um novo corpo e estilo de vida e não apenas os resultados para o próximo verão.