Joel Harper, personal trainer e autor do livro Mind Your Body, estabeleceu regras para as pessoas que pretendem ser “fitness”:

1. Eliminar as energias e pensamentos negativos e arranjar sempre uma alternativa positiva para as mais variadas situações, em especial, para aquelas que impeçam que treinas ou que sigas a tua rotina.

2. Maximizar a própria motivação e definir objetivos. Sem motivação não há forma de seguir uma dieta, um plano de treino e ter uma mente sã.

3. Criar um culto de compromisso próprio, uma forma de evitar falhas ou escapes ao estilo de vida que adotaram. E isto não se aplica apenas à alimentação e ao exercício físico, o compromisso estende-se ao trabalho, às relações e a hábitos, como a leitura, a música…

4. Definir metas e detalhar objetivos diários. Planear o dia-a-dia e criar uma agenda de tarefas é meio caminho andado

5. Idealizar os resultados finais e usar essas imagens mentais como meta… seja no que for, trabalho, corpo, família, férias, voluntariado, etc;

6. Planear as refeições diárias e fazer da cozinha saudável algo divertido, fácil e económico.

7. Não traçar desvios à meta que planearam. Aqui, Harper explica que as pessoas verdadeiramente fit não deixam que os deslizes no exercício ou na alimentação sejam premeditados. Quanto mais espontâneos, melhores e com menos sentimentos de culpa.

8. Tentar aliar os seus hábitos aos dos seus amigos e familiares mais próximos. Isto é, não rejeitar convites para jantares ou almoços em restaurante, mas tentar optar pelas opções mais saudáveis, assim como adaptar as suas refeições às dos amigos e familiares quando organizas algum encontro em tua casa.

9. Pensar e fazer com que aconteça. “Se acreditas que podes ficar em forma, então vais fazer tudo o que estiver ao teu alcance para conseguir”

10. Mimares-te e recompensares-te pelo esforço e dedicação. As pessoas fit não só estabelecem metas, como também definem recompensas para quando as alcançam.