A infusão consiste na preparação líquida na qual a água a ferver é vertida sobre a erva fresca ou seca, em seguida é deixada tampada e em repouso por tempo determinado (de acordo com o tipo utilizado) sendo consumida em seguida.

Esta técnica é indicada para ervas que não libertam os seus componentes ativos em baixas temperaturas, mas que não podem ser fervidas, pois, dessa forma, podem perder suas propriedades. Portanto, é utilizado em ervas que apresentam consistência menos rígida tais como folhas, flores, inflorescências e frutos.

Já a decocção consiste em colocar o ingrediente em água fria , levar ao lume e deixar por um tempo (determinado pelo tipo utilizado). O recipiente deve manter-se tapado durante o período de arrefecimento. Esta técnica é indicada para o preparo de cascas, raízes, rizomas, sementes ou pedaços de caule, que por serem mais duros precisam de um método mais rigoroso para a extração dos compostos benéficos.

Então como chamar às bebidas preparadas por decocção? 🤔Decocto! 😊 Já tinhas ouvido falar? Pois eu também não até ter descoberto. 😅😆

Mas então:
👉 chá: produto obtido através da fervura da planta camella sinensis.
👉 infusão: produto obtido através de água a ferver, seguida pela adição do ingrediente.
👉 decocto: produto obtido através da fervura do ingrediente.