Num anterior post expliquei que não é possível a gordura transformar-se em músculo. Apesar de ser essa a convicção de muitas pessoas, não existe nenhum mecanismo fisiológico que permita a transformação de adipócitos (células de gordura) em fibras musculares. ☹️ Esta crença popular não tem qualquer justificação científica! Mas então se não se transforma músculo, como desaparece a gordura? 🤔

A principal fonte de energia do corpo é a glicose. A gordura passa a ser utilizada como combustível apenas quando o stock de glicose não é suficiente. Nesse momento, as células de gordura libertam os triglicerídeos, que contêm O2 (oxigénio), H (hidrogénio) e C (carbono). Para passarem pela membrana celular, os triglicerídeos necessitam de ser transformados em ATP, que é a forma de energia final que o nosso corpo utiliza. O ATP só produz energia quando recebe bastante O2. Esse processo de produção de ATP gera 2 subprodutos, o CO2, que sai pelos pulmões, e H20, a água, que sai principalmente pela urina e pelo suor.

‼️Um estudo australiano provou que, se uma pessoa perder 10kg de gordura, 8,4kg sairão através dos pulmões e 1,6kg através das outras vias (urina, suor, fezes, lágrimas, etc.).

👉Assim, de forma simplificada, pode-se dizer que a maioria da gordura armazenada, é expelida pelo corpo sob a forma de dióxido de carbono (através da respiração).

👉Então se emagrecer requer desbloquear o carbono armazenado nas células de gordura, se respiramos mais, perdemos mais gordura❓
😐 Infelizmente, não! Respirar mais do que o necessário só causará hiperventilação, que pode ter como consequência tonturas e, até, provocar desmaio..

👉É verdade que se vestir muita roupa e transpirar mais perco gordura❓
😬 Não. Neste caso, estás a aumentar a transpiração, o que significa que o peso que eventualmente perdes a mais será em água. Podes aumentar a quantidade de dióxido de carbono produzida pelo teu corpo através de exercício físico, atividade física e principalmente, da DIETA.

🌟 A dieta vai ser sempre o fator mais decisivo para o emagrecimento, de forma leiga, menos combustível do que o tu queimas fará-te emagrecer.